ONG Solicita Apoio com Alimentos para Manter Cozinhas Solidárias em Funcionamento
A ONG Ação da Cidadania relatou uma queda de 90% nas doações financeiras destinadas a ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, em comparação com os primeiros dias da campanha Emergências. As doações, realizadas através de PIX ou pelo site da organização, são convertidas em alimentos e produtos de higiene e limpeza.
“Apesar dos galpões estarem abarrotados de mantimentos, eles são rapidamente distribuídos. O que chega é doado quase que imediatamente”, explica Rodrigo Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania.
Inicialmente, a ONG distribuiu mais de 600 toneladas de materiais em todo o estado do Rio Grande do Sul, com mais mil toneladas previstas para entrega nos próximos dias. No entanto, a entidade prevê a necessidade de continuar fornecendo apoio humanitário por semanas ou até meses.
A maior parte da diminuição das doações financeiras veio de pessoas físicas, com uma queda significativa na contribuição das empresas.
A organização enfatizou a importância de levar alimentos para abastecer as cozinhas solidárias locais, que servem comida para abrigos e pessoas desalojadas. Além disso, são necessários água mineral, kits de higiene e limpeza, fraldas, leite em pó, ração para animais, cobertores e colchões para abrigos, cozinhas comunitárias, asilos, hospitais e associações de moradores.
As doações financeiras podem ser feitas através do PIX para sos@acaodacidadania.org.br ou pelo site da entidade. A ONG também informou que não está mais aceitando doações de roupas, pois não são mais uma necessidade das vítimas das enchentes.
Além disso, a sede da Ação da Cidadania, no Santo Cristo, Zona Portuária, está aceitando doações de produtos. O endereço é Rua da Gamboa, 246.
Paralelamente às doações de mantimentos, a Ação da Cidadania está se preparando para a segunda fase da campanha Emergência, na qual irá auxiliar as famílias na reconstrução de suas casas, adquirindo e entregando eletrodomésticos, mobílias e utensílios em geral.