A força-tarefa da operação Desmonte, coordenada pelo Governo do Estado, encontrou nesta terça-feira (4) dois veículos roubados em um ferro-velho localizado em São João de Meriti. Um dos veículos havia sido roubado na noite anterior em Duque de Caxias. O estabelecimento foi interditado e os três funcionários presentes foram encaminhados à delegacia.
Além dos veículos, que estavam parcialmente desmontados, foram descobertas várias peças de procedência desconhecida. O local também foi autuado por crime ambiental, devido ao armazenamento inadequado de materiais. Ainda nesta terça-feira, outro ferro-velho na mesma cidade foi interditado por falta de documentação. A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) ficará responsável pela investigação.
A operação Desmonte foi criada para combater o comércio ilegal de peças e carcaças de veículos, e é coordenada pelo Detran, com apoio das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria estadual de Fazenda.
Segundo Daniel Bandeira, corregedor do Detran.RJ, a força-tarefa já inutilizou cerca de 600 toneladas de materiais de ferros-velhos irregulares. “Nosso objetivo é reduzir o roubo de veículos e tornar mais segura a aquisição de peças usadas”, afirmou Bandeira.
Esta é a primeira vez que o Estado do Rio de Janeiro conta com uma força-tarefa voltada para combater a venda ilegal de peças automobilísticas. Até o momento, foram realizadas 15 ações de fiscalização, resultando na interdição de 33 estabelecimentos que não possuíam credenciamento junto ao Detran. Estabelecimentos irregulares podem se credenciar no setor de Desmonte do Detran.