Em meio ao cenário crescente de insatisfação e reclamações por parte de pais de pessoas com deficiência, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o descumprimento de contrato de operadoras de planos de saúde de PCDs. Durante a reunião, que acontece nesta quarta-feira (12/06), às 13h30, na sala 1808, o colegiado tomará posse e definirá oficialmente seu presidente e o vice – haverá transmissão, ao vivo, pela TV Alerj.
“Agora é começar a trabalhar de fato. Todas as etapas regimentais foram cumpridas e vamos iniciar esta que será uma das CPIs mais desejadas pela sociedade. Enfim, temos um instrumento para colocar luz sobre essa relação injusta que tanto sofrimento causa a mães e pais de PCDs.’, afirmou o deputado Fred Pacheco (PMN), que por ter requerido a criação da comissão deve ser referendado como o seu presidente.
Com 90 dias para concluir os trabalhos — prorrogáveis por igual período — a comissão vai investigar denúncias como: cancelamento de contratos de convênios, extinção sem aviso prévio, falta de reembolso, negativas de terapias a crianças atípicas.
Estão confirmadas as presenças dos titulares do colegiado que tomarão posse nesse encontro. São eles: os deputados Carla Machado (PT), Júlio Rocha (Agir), Munir Neto (PSD), Martha Rocha (PDT), Rodrigo Amorim (União) e Thiago Gagliasso (PL). Na suplência estão Elika Takimoto (PT), Danniel Librelon (Republicanos), Tia Ju (Republicanos), Célia Jordão (PL), Marcelo Dino (União) e Vinicius Cozzolino (União).