A forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (7) deixou diversos bairros da cidade em estado de alerta. Houve registros de alagamentos, queda de árvores e chuva de granizo em localidades das Zonas Norte e Oeste, como Realengo, Taquara, Cascadura, Bento Ribeiro e Madureira.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a força da água arrastando lixo e até móveis em ruas de bairros como Vila Kosmos, Madureira e Bento Ribeiro, na Zona Norte. Na Zona Oeste, vias em Realengo e Vila Valqueire também ficaram inundadas, dificultando a passagem de pedestres e veículos.
Além disso, pelo menos três árvores caíram, segundo o Centro de Operações Rio (COR): uma na Avenida Brasil, próximo à Vila Militar; outra em Senador Camará, na Rua Doutor Augusto Figueiredo; e uma terceira em Bangu, na Rua Aglaia.
Previsão do tempo
De acordo com o COR, entre 21h30 e 21h45, as estações de Campo Grande e Grota Funda registraram chuva forte, com volumes de 10,6 mm e 8,4 mm, respectivamente. Estações no Recreio dos Bandeirantes, Barra/Riocentro e Alto da Boa Vista registraram chuvas moderadas.
A cidade voltou ao Estágio 1 às 5h15 desta terça-feira (7). Para o restante do dia, a previsão é de céu nublado e pancadas de chuva no período da tarde e noite, com temperaturas chegando aos 33°C.
Nos próximos dias, o transporte de umidade do oceano continuará influenciando o clima. Na quarta (8) e quinta-feira (9), estão previstas chuvas fracas a moderadas de forma isolada, enquanto na sexta-feira (10) a chuva deve ocorrer principalmente pela manhã. No sábado (11), a previsão indica nebulosidade variada, mas sem chuvas.
O alerta é para que os moradores fiquem atentos a possíveis alagamentos e transtornos em áreas de risco, especialmente nos próximos dias em que a chuva pode voltar de forma localizada.