O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, protagonizou uma estreia histórica na chave principal de um Grand Slam ao derrotar o russo Andrey Rublev, nono cabeça de chave, por 7-6(1), 6-3 e 7-6(5) nesta terça-feira (14), no Aberto da Austrália. A partida foi disputada na Margaret Court Arena, diante de uma plateia empolgada, e marcou a primeira vitória de Fonseca em um torneio dessa magnitude.
Fonseca, atualmente 112º no ranking da ATP, impressionou com sua maturidade e controle emocional em momentos decisivos, encerrando o confronto com um forehand decisivo, seu 51º winner no jogo. Com o triunfo, ele se tornou apenas o segundo adolescente desde 1973 a derrotar um jogador do top 10 em sua primeira partida de Grand Slam.
“Nada mal, eu simplesmente aproveitei cada momento jogando em uma quadra incrível, em um estádio enorme, pela primeira vez”, disse Fonseca, que vem de uma sequência de 13 vitórias, incluindo o qualifying do torneio.
O brasileiro enfrentará na próxima rodada o italiano Lorenzo Sonego, 55º do mundo, que eliminou o veterano suíço Stan Wawrinka em quatro sets.
Outras partidas
No torneio feminino, Bia Haddad Maia, 15ª cabeça de chave, superou a argentina Julia Riera por 4-6, 7-5 e 6-2 após sair atrás no placar. A brasileira enfrentará na próxima rodada a russa Erika Andreeva, 86ª do ranking mundial.
A participação brasileira no torneio segue em destaque, com expectativas crescentes sobre Fonseca e Bia Haddad, que continuam representando o Brasil em Melbourne.