Neste domingo (19), a cidade do Rio de Janeiro voltou a registrar temperaturas superiores a 40°C pelo segundo dia consecutivo. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a marca de 41°C foi atingida às 15h na estação de Irajá, na Zona Norte. O calor intenso mantém a cidade no Nível de Calor 3 (NC3), caracterizado por temperaturas entre 36°C e 40°C com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos.
O sábado (18) foi o dia mais quente do ano até agora, com a temperatura de 41,2°C também registrada em Irajá. Apesar do calor extremo, não houve registro de chuvas no fim de semana, e o céu permaneceu limpo.
Previsão para os próximos dias
A expectativa para a segunda (20) e terça-feira (21) é de continuidade do calor, com máxima de 42°C e mínima de 22°C. Além disso, estão previstas pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Os ventos devem variar entre fracos e moderados, sendo mais intensos no período da tarde.
Na quarta-feira (22), a passagem de uma frente fria pelo mar deve causar aumento na nebulosidade e pancadas de chuva, resultando em uma leve queda na temperatura, com máxima prevista de 38°C e mínima de 23°C. Já na quinta-feira (23), o transporte de umidade do oceano em direção ao continente poderá trazer mais chuvas à tarde e à noite, com temperaturas variando entre 36°C e 20°C.
Escala de Nível de Calor
Esta é a terceira vez que o Rio alcança o Nível de Calor 3, que já havia sido registrado em 28 de novembro e 6 de dezembro de 2024. A escala, que vai até 5, indica risco à saúde quando há permanência de calor extremo por dias consecutivos. O COR orienta a população a redobrar os cuidados, como ingestão de líquidos, uso de roupas leves e proteção contra o sol.