Um incêndio florestal de rápida expansão começou nesta quarta-feira (22) na área de Castaic Lake, cerca de 80 quilômetros ao norte de Los Angeles, queimando aproximadamente 5,3 km². O incidente, denominado Incêndio Hughes, levou à emissão de ordens de retirada para os moradores sob aviso de “ameaça imediata à vida”.
Castaic, uma comunidade com cerca de 18.600 habitantes, está na área mais afetada. As autoridades locais não especificaram o número exato de pessoas retiradas, mas destacaram a gravidade da situação.
Combate ao fogo e medidas de segurança
Equipes de bombeiros da Angeles National Forest foram mobilizadas para combater as chamas. O Serviço Florestal dos Estados Unidos também anunciou o fechamento de todo o parque nacional das montanhas de San Gabriel, que cobre uma área de 2.800 km², como medida preventiva.
O sul da Califórnia permanece sob aviso de bandeira vermelha, indicando risco extremo de incêndios devido às condições climáticas desfavoráveis, como ventos fortes e baixa umidade.
Situação dos outros incêndios na região
Enquanto o Incêndio Hughes se intensifica, os dois grandes incêndios que devastaram áreas próximas de Los Angeles nas últimas semanas estão sob maior controle.
- Incêndio Eaton: Localizado a leste de Los Angeles, já queimou 57 km², mas está 91% contido, segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).
- Incêndio Palisades: No lado oeste da região metropolitana, consumiu 95 km² e alcançou uma contenção de 68%.
A contenção, segundo o Cal Fire, refere-se ao percentual do perímetro do incêndio que já está controlado pelas equipes de combate ao fogo.
Preocupação com novos focos
Os incêndios florestais na Califórnia têm se tornado mais frequentes e intensos devido a condições climáticas extremas e fatores ambientais. As autoridades locais continuam monitorando a situação e reforçam a necessidade de que a população siga as orientações de evacuação e segurança.
O Departamento de Bombeiros de Los Angeles segue em alerta máximo, enfrentando desafios para conter novos focos de incêndio enquanto tenta evitar maiores perdas humanas e ambientais.