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reprodução instagram
Na manhã desta sexta-feira (7), um avião Beechcraft F90 King Air caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. O piloto da aeronave foi identificado como Gustavo Carneiro Medeiros, ex-comandante da Azul Linhas Aéreas.
O acidente resultou em duas mortes e seis feridos. Além disso, o impacto provocou um incêndio, e o vazamento de combustível atingiu um ônibus e a fiação elétrica da região.
Decolagem e acidente
A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte com destino a Porto Alegre. No entanto, pouco depois da decolagem, caiu e se incendiou ao tocar o solo.
Segundo testemunhas, o avião atingiu a avenida de forma abrupta, espalhando destroços e fogo pelo local. A explosão resultante causou danos em veículos próximos e na rede elétrica da região, dificultando o trabalho das equipes de resgate.
Quem era Gustavo Carneiro Medeiros?
Medeiros possuía uma longa trajetória na aviação. Ele trabalhou na Azul Linhas Aéreas por mais de 10 anos, entre 2011 e 2021. Durante esse período, atuou como copiloto do modelo E190, acumulando 3.819 horas de voo. Mais tarde, tornou-se comandante de aeronaves ATR, somando 1.912 horas de experiência nessa função. Além disso, também exerceu a função de instrutor de rota.
O piloto era formado em Administração pela PUC-RS e em Ciências Aeronáuticas. Sua vasta experiência no setor o tornava um profissional altamente qualificado.
Reação da Azul Linhas Aéreas
A Azul se pronunciou sobre o ocorrido por meio de uma nota oficial, manifestando pesar pelo acidente e solidariedade às famílias das vítimas.
📌 Nota da Azul Linhas Aéreas:
“A Azul lamenta o acidente ocorrido nesta manhã com uma aeronave particular, em São Paulo. A companhia se solidariza com os familiares do piloto Gustavo Carneiro Medeiros, que fez parte do quadro de tripulantes da empresa de 2011 a 2021, e das demais vítimas.”
Investigação das causas do acidente
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já iniciou os trabalhos para entender as circunstâncias da queda. Além disso, o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), unidade regional do CENIPA em São Paulo, está conduzindo as análises iniciais.
Especialistas afirmam que fatores como falha mecânica, erro humano ou condições climáticas serão levados em consideração durante a investigação. No entanto, ainda não há um prazo para a conclusão do laudo oficial.