
O governo federal lançou uma nova fase do programa “Celular Seguro”, que agora enviará notificações para celulares roubados ou furtados que forem habilitados com uma nova linha telefônica.
Essa medida tem como objetivo intimidar tanto os criminosos que roubam os aparelhos quanto aqueles que os adquirem de forma ilícita.
O aplicativo “Celular Seguro” permite que, em caso de perda, roubo ou furto, o usuário comunique o ocorrido e acione bloqueios do próprio aparelho e de aplicativos bancários, protegendo os dados armazenados no dispositivo.
Especialistas destacam que essa iniciativa deve desestimular o mercado ilegal de celulares, tornando os aparelhos roubados menos atrativos para receptação.
A implementação dessa medida exigiu coordenação entre as operadoras de telefonia para identificar os dispositivos e enviar as notificações de forma eficiente.
O problema de roubo de celulares no Brasil é significativo, com mais de um milhão de aparelhos roubados anualmente. Iniciativas como o “Celular Seguro” buscam reduzir esses números e aumentar a segurança dos cidadãos.