
Na manhã desta terça-feira (8), os vereadores de Nova Iguaçu se reuniram pra votar vários projetos importantes — e outros nem tanto, mas que também passaram. O principal deles foi a criação dos cargos de Agente de Apoio à Inclusão na rede municipal de ensino, pra dar uma força às crianças e jovens com deficiência e autismo que estão entrando nas escolas da cidade.
Segundo a secretária de Educação, Maria Virgínia, teve um aumento de 15% nas matrículas de alunos com laudo médico entre 2018 e 2024. Por isso, ficou claro que era hora de contratar mais gente pra garantir que todos tenham o suporte que merecem. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
O presidente da Câmara, Dr. Marcio Guerreiro, aproveitou o momento pra puxar o saco do prefeito Dudu Reina, dizendo que ele é um gestor “preocupado com a qualidade de ensino”. O projeto passou em segunda e última votação.
Disque 153: agora é lei divulgar

Outro projeto que passou foi do vereador Igor Porto. Ele quer que a Prefeitura divulgue o número de emergência da Guarda Municipal, o famoso Disque 153. A ideia é que todo mundo saiba como pedir ajuda rápida quando precisar.
Igreja reconhecida, medalhas entregues e títulos distribuídos
Em meio a tantas votações, teve espaço também pras homenagens. A igreja Assembleia de Deus – Ministério Shalom Rema, no bairro Corumbá, foi reconhecida como de utilidade pública graças ao vereador Claudio Haja Luz.
Já a influenciadora e empresária Tuilla Magalhães de Barros Rebouças ganhou a Medalha de Mérito Comendador Soares, por indicação do Dr. Marcio Guerreiro. Quem também levou medalha foi Felipe Lobato Curi, homenageado pelo vereador Marcio Fonseca.
E teve até título de Cidadania Iguaçuana pro servidor da Câmara Sidney Menezes, numa iniciativa dos vereadores Mauricio Morais, Alcemir Gomes e Dr. Marcio Guerreiro.
Águas do Rio na berlinda

No meio de tantas palmas e parabéns, sobrou crítica pesada pra concessionária Águas do Rio. O vereador Thadeu Fernandes não poupou palavras e pediu uma audiência pública urgente pra cobrar o que a empresa tá deixando de fazer. “A população tá sofrendo e a empresa precisa ser responsabilizada”, disparou.
Parabéns pra Arlete!

E pra fechar a sessão com um clima mais leve, os vereadores deram os parabéns à assessora de imprensa da Câmara, Arlete Ferreira, que completou mais um ano de vida e já tá há 24 anos trabalhando na Casa Legislativa. Homenagem mais que justa!
Por: Editor