
No dia 16 de abril, data reconhecida como o Dia Mundial da Síndrome de Wolf-Hirschhorn (SWH), a Câmara Municipal de Nova Iguaçu promoveu uma sessão especial com homenagens e votações de projetos de lei voltados à saúde e à cidadania.
Conscientização sobre a Síndrome de Wolf-Hirschhorn
A Síndrome de Wolf-Hirschhorn é uma condição genética rara, causada por uma deleção parcial no cromossomo 4. Seus efeitos incluem atraso cognitivo e motor, cardiopatias e baixo peso desde o nascimento. No entanto, o diagnóstico costuma ser tardio, dificultando o início precoce do tratamento.
Com o objetivo de ampliar a visibilidade sobre o tema, o presidente da CMNI, Dr. Marcio Guerreiro, apresentou um projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome.
Durante a sessão, Sabrina Drumond, mãe da jovem Nina, de 17 anos, e representante das famílias do Movimento SWH/Rio, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pelo trabalho que desenvolve desde o diagnóstico da filha, aos dois anos de idade.
“Nossa luta é proporcionar mais qualidade de vida para quem apresenta o quadro. Infelizmente, muitas crianças só vivem até os dois anos de idade. Precisamos de mais tratamento acessível e garantia de suporte para as famílias”, afirmou Sabrina, que também divulgou o número de contato do Movimento: (21) 98864-1925.
Homenagem à atleta Maria Eduarda Gonçalves
A sessão também destacou o talento local. A jovem iguaçuana Maria Eduarda Gonçalves, de 16 anos, atleta de hipismo, foi agraciada com a Medalha de Mérito Comendador Soares, a maior honraria do Legislativo municipal.
Com premiações importantes no currículo, como a Copa do Brasil e o campeonato dos Melhores do Hipismo Carioca, Maria Eduarda treina na Escola Centauro de Equitação. Sua mãe, Erica Andrade, busca apoio e patrocínio para que a atleta possa continuar competindo e se destacando.
Projetos aprovados em sessão ordinária
Durante a sessão, dois projetos de lei foram aprovados:
- Alteração do nome da Rua Manuel Coelho para Rua Dr. Fábio Raunheitti, no bairro K11 – autoria do vereador Dr. Marcio Guerreiro (2ª votação);
- Criação da Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus, proposta pelo vereador Marcio Fonseca (1ª votação).
Reconhecimento a personalidades da cidade
O vereador Claudinho da Kombi também prestou homenagens. Receberam moções a servidora Claudia de Souza e a militante do movimento de mulheres na Baixada, Raquel Cassimiro da Silva, reconhecidas por suas atuações em prol da comunidade.
Fonte: ASCOM/CMNI