Evento promove emissão de documentos, orientações sociais e cuidados com a saúde
Editor ZM4 de julho de 2024
Em Mesquita, na Baixada Fluminense, a 3ª edição da Ação de Amor do Cristo Redentor, em parceria com a Águas do Rio, trouxe uma série de serviços essenciais para a população. Organizado pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e pela concessionária de água, o evento ofereceu emissão de documentos, como carteiras de identidade e certidões, além de orientações sobre benefícios sociais e dicas de prevenção de doenças. Durante a ação, foram realizados 1.828 atendimentos gratuitos, incluindo o cadastramento de currículos no banco de talentos da Águas do Rio.
“Nosso objetivo é ir além do fornecimento de serviços de água e esgoto. Queremos promover o bem-estar da população em nossa área de atuação, incentivando a empregabilidade e geração de renda local”, destacou Luciana Muniz, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio.
Realizada no Colégio Estadual Poeta Mário Quintana, na Chatuba, a ação social também ofereceu informações sobre diabetes, hipertensão e higiene bucal. Nos estandes de beleza, serviços de corte de cabelo, manicure e massagem estavam à disposição dos moradores.
Rayane Evaristo, de 29 anos, aproveitou o evento com seus filhos. “Um está cortando o cabelo e o outro, no pula-pula. Esses momentos são importantes porque muitas pessoas não conseguem resolver seus problemas durante a semana por estarem trabalhando. Além disso, temos acesso a lazer”, comentou.
Foco na Preservação Ambiental
A preservação ambiental também esteve em destaque, com atividades educativas sobre reciclagem, biodiversidade e coleta seletiva. As crianças puderam aprender sobre a importância do meio ambiente, enquanto se divertiam com brinquedos infláveis e algodão-doce. Camille dos Santos, de 14 anos, participou de uma atividade interativa com óculos de realidade virtual e compartilhou sua experiência: “Aprendi a importância de jogar o lixo nas lixeiras e cuidar do meio ambiente”.
Desde 2011, a Ação de Amor do Cristo Redentor se consolidou como um dos principais projetos sociais do Santuário, com foco no atendimento de populações vulneráveis. Silvia Gonzaga, coordenadora do Cristo Sustentável, ressaltou a importância dessas iniciativas. “Essas ações são cruciais para promover justiça social e desenvolvimento sustentável, ajudando a reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas”, afirmou.
Após passar por Japeri e São João de Meriti, a Ação de Amor já se prepara para sua quarta edição, com data e local a serem divulgados em breve.