Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado na última segunda-feira, 15 de abril, uma ação de reflorestamento foi realizada no Monte Guararapes, também conhecido como Monte Horebe, em Mesquita.
Organizada pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, a atividade integra o Projeto Refloresta Mesquita, que busca a restauração de áreas desmatadas nas unidades de conservação do município.
O plantio envolveu 68 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo ipês rosa, roxo e amarelo, paineira, aroeira, pau-viola, pau-ferro, dedaleira, sapucaia e pau-formiga, entre outras.
“Essa é uma atividade que resgata gradualmente a biodiversidade, função ecológica e sustentabilidade de determinadas áreas ao longo do tempo. Futuramente, acontecerão outras ações com esse mesmo objetivo e contamos com a colaboração de toda sociedade para conseguirmos atingir o nosso objetivo e tornar o município de Mesquita um exemplo a ser seguido”, informa a gestora das Unidades de Conservação, Larissa Venturini.
Mesquita possui duas unidades de conservação, incluindo uma área de proteção ambiental e um parque natural municipal, ambos dedicados à preservação do ecossistema natural e ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.
O Monte Guararapes (Horebe) é um dos principais pontos de visitação, frequentado não apenas por turistas, mas também por cristãos de todo o estado para rituais religiosos.