Iniciativa fortalece a formação artístico-cultural na região, atraindo profissionais e novos talentos para uma vivência criativa e inclusiva
A Escola Livre de Artes da Baixada Fluminense (ELA da BF) iniciará sua nova etapa em grande estilo no próximo sábado, dia 31 de agosto de 2024, com um aulão inaugural que promete reunir artistas, gestores culturais, empreendedores, e os mais de 250 alunos que se inscreveram para essa nova jornada. O evento, que marcará o início de uma fase cheia de inovações, acontecerá no Gomeia Galpão Criativo, o primeiro coworking criativo da Baixada Fluminense, localizado em Duque de Caxias.
Em sua trajetória, a ELA da BF já capacitou mais de duzentos alunos, oferecendo uma formação abrangente em Produção Cultural, História da Baixada Fluminense, além de vivências em diversos eixos artísticos como Teatro, Dança, Audiovisual, Música, Capoeira e Hip Hop. A grande novidade deste semestre é a inclusão do Eixo Cinema, que será desenvolvido com o apoio da Lei Paulo Gustavo, enriquecendo ainda mais a proposta educativa da escola.
Clara de Deus, uma das coordenadoras do projeto, destacou a crescente demanda por formação artística na Baixada, evidenciada pelo alto número de inscrições recebidas. “A Escola tem sido um grande aprendizado para todos, desde coordenadores e educadores até os alunos. Com mais de 250 inscritos nesta segunda fase, temos a certeza de que estamos no caminho certo, conectando profissionais de diversas expressões artísticas da nossa região”, afirmou Clara.
A metodologia da ELA da BF valoriza o reconhecimento da Baixada Fluminense como um território criativo e vibrante, onde a arte atua como um poderoso instrumento de afirmação da cidadania. Os educadores da escola estão profundamente integrados aos grupos, coletivos e movimentos artísticos locais, fortalecendo a conexão entre a formação teórica e a prática artística enraizada na cultura da região.
O evento de abertura contará com uma mesa de debates composta por figuras importantes do cenário cultural da Baixada, como Tania Amaro, diretora do Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto; Jorge Braga Jr., Secretário Municipal de Cultura de Japeri; e Lu Brasil, agente cultural, atriz e grafiteira. A mediação ficará a cargo de Bruno Alarcon, mestre em Artes da Cena pela UFRJ.
Além disso, o evento terá a presença de convidados e parceiros, incluindo Amália Dias, diretora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ); Celso Pansera, presidente da Finep; e Wesley Brasil, editor do Site da Baixada.
Serviço:
- Evento: Aula Inaugural da Escola Livre de Artes da Baixada Fluminense
- Data: Sábado, 31 de agosto de 2024
- Horário: 14h às 17h
- Local: Gomeia Galpão Criativo, Rua Dr. Lauro Neiva, 32 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
- Entrada: Gratuita
Essa é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam se aprofundar no universo artístico e participar de uma experiência cultural que promete transformar a realidade da Baixada Fluminense.
Fonte: Site da Baixada.
Por: Arinos Monge.