Uma tempestade poderosa atingiu a Baixada Fluminense na tarde desta quarta-feira (20), provocando o alagamento de ruas e derrubada de árvores. A área do bairro Miguel Couto, em Nova Iguaçu, ficou submersa. Na mesma cidade, pelo menos três árvores caíram, duas delas na Estrada Luiz de Lemos, perto da Rua Azaleia, e uma na Via Light, esta última atingindo um carro, mas sem deixar feridos registrados.
Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu, foram relatadas quatro quedas de árvores devido às chuvas do dia 20. Núcleos de chuva forte e muito forte atuaram na cidade, com os maiores acumulados pluviométricos registrados em Moquetá, com 18,6 mm em 15 minutos, e Jardim Ocidental, com 53 mm em 1 hora.
Até agora, não há registros de vítimas fatais, feridos, desabrigados ou desalojados na cidade. Para as próximas horas, prevêem-se pancadas isoladas de chuva fraca a moderada e ventos fortes, principalmente nas áreas de Tinguá e Austin.
A prefeitura emitiu um alerta para chuvas muito fortes entre a noite de quinta-feira (21) e domingo (24), acompanhadas de raios e rajadas ocasionais de vento forte. Esperam-se possíveis impactos, como alagamentos, inundações, quedas de árvores, destelhamento de casas e deslizamentos isolados.
Outras cidades também enfrentaram chuvas fortes na quarta-feira, como Nilópolis e Duque de Caxias. A tendência é que o volume de chuva se mova em direção à cidade do Rio, onde já foram registradas chuvas moderadas em Anchieta, na Zona Norte, e chuvas fracas em Bangu, na Zona Oeste.