
Programa itinerante alerta sobre preservação ambiental
Alunos têm uma visão do meio ambiente de forma virtualIguá / Divulgação
A partir de amanhã, alunos de escolas do Rio de Janeiro terão a oportunidade de conhecer de perto a importância da preservação ambiental por meio da tecnologia.
A Iguá, concessionária responsável pelo saneamento em 19 bairros da Zona Oeste, lança o projeto ‘Iguapé – A Arte e a Ciência de Sanear’ na cidade, trazendo uma experiência imersiva em realidade virtual pelo Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
A iniciativa faz parte de um programa itinerante de educação ambiental que unirá arte, ciência e tecnologia para ampliar o conhecimento sobre o ciclo da água e sua relação direta com a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente. Às primeiras sessões do projeto acontecerão entre os dias 7 e 11 de abril: do dia 7 ao dia 10, na Escola Municipal Victor Hugo, no dia 11, na Escola Municipal Dorcelina Gomes da Costa, em Jacarepaguá.
Além da experiência em realidade virtual, que permitirá um mergulho virtual no caminho da água e nos impactos da poluição, o projeto inclui uma aula-show interativa, oficinas práticas e demonstrações científicas.
Um dos destaques da experiência é a ‘fórmula da água limpa’, um experimento cênico conduzido pelos personagens Dr. Saneamento e Dra. Tratamento, que demonstram como a ciência pode recuperar a água poluída e devolvê-la à natureza de forma segura.