
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Banco simplifica acesso e navegação no aplicativo
O Caixa Tem, principal aplicativo usado para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas, passou por mudanças para tornar a navegação e o acesso mais simples. Agora, os usuários poderão desbloquear o app pelo WhatsApp, sem precisar ir até uma agência da Caixa Econômica Federal caso tenham esquecido o código de acesso.
Além disso, o processo totalmente digital também se aplica a criação de acesso, recuperação de senha e atualização cadastral. O usuário poderá modificar dados obrigatórios, como telefone, e-mail, endereço e renda. Em caso de troca de celular, o registro do novo número será ainda mais fácil.
A liberação de contas bloqueadas também foi simplificada, eliminando a necessidade de confirmação por e-mail. Apesar das facilidades, a Caixa garante que o processo ficou mais seguro, graças à adição de novas camadas de proteção.
Agora, a validação do celular ocorre automaticamente pelo WhatsApp oficial da Caixa (0800-104-0104), ampliando o acesso até mesmo para regiões remotas, desde que o usuário tenha uma conexão com a internet.
Como desbloquear o Caixa Tem pelo WhatsApp?
Passo a passo
- Acesse o Caixa Tem
- Abra o aplicativo e informe seu CPF e número de telefone para fazer login.
- Receba o código de verificação
- A Caixa enviará um código de verificação pelo WhatsApp oficial (0800-104-0104).
- Digite o código no aplicativo
- Nos aparelhos Android, o preenchimento será feito automaticamente.
- Nos dispositivos iPhone, o usuário precisará copiar o código do WhatsApp e colá-lo no Caixa Tem.
- Autentique sua identidade
- Faça a autenticação facial, tirando uma selfie conforme as instruções do aplicativo.
- Caso tenha dificuldades
- Se não conseguir concluir a autenticação facial, vá até um caixa eletrônico.
- No caixa eletrônico, clique em “Entrar”, depois selecione “Liberar acesso CAIXA TEM” e use sua biometria digital ou o cartão da conta com senha.
- Envio de documentos (se necessário)
- Em alguns casos, será preciso enviar uma foto da Carteira de Identidade (RG) ou da CNH.
- Se não for possível enviar pelo app, vá até um caixa eletrônico e utilize a biometria ou o cartão para concluir o cadastro.
Mais rapidez e segurança para os usuários
Com essa mudança, a Caixa Econômica Federal busca facilitar o acesso ao Caixa Tem, garantindo um processo mais ágil e seguro para milhões de brasileiros.
Se você utiliza o app para receber benefícios sociais ou trabalhistas, essa novidade pode tornar o seu dia a dia muito mais prático!