Na próxima semana, o compositor e diretor de bateria da Beija-Flor de Nilópolis, Diego Oliveira, estará na Argentina, mais precisamente na cidade de Córdoba, para fazer o que mais gosta: show de ritmo e mostrar que a cultura do samba está cada vez mais viva.
No dia 17 de agosto, à convite da presidente da Escola de Samba Império de Ouro, Catherine Miranda, o músico irá participar da terceira edição de workshops ministrados por sambistas brasileiros na Agremiação hermana. Na ocasião, Diego terá a oportunidade de levar o ‘Toque de Bamba’, Workshop de sua autoria, ao solo argentino. No dia 18 será a vez de abrilhantar o Carnaval de inverno da cidade, ao lado de outros craques do mundo do samba, entre eles Thalita Santos e Macaco Branco, Diretora de tamborim e Mestre de Bateria da Unidos de Vila Isabel, respectivamente.
Prestes a partir para mais um trabalho internacional, Diego externou a gratidão pelo o que o samba tem proporcionado em sua vida e a gratidão por levar a cultura brasileira para outras partes do mundo.
-É muito gratificante perceber que o trabalho que realizo na bateria da Beija-Flor, junto a todos os demais diretores, e sob o comando dos mestres Rodney e Plínio, tem sido reconhecido. Será mais uma experiência incrível ensinar um pouco do nosso ritmo aos irmãos argentinos, que também são apaixonados pelo Carnaval. Estive na Espanha, no Carabassamba Festival, na cidade de Mallorca; e em Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, em Portugal, e esse ano terei a oportunidade de estar na Argentina para levar o conhecimento do samba carioca para mais uma parte do mundo, comentou Diego.
SOBRE DIEGO OLIVEIRA
Filho de Lúcia Cristina e David Oliveira, Diego tem 32 anos e iniciou no Carnaval carioca, ainda criança. Desde a adolescência têm como principal objetivo levar a bandeira do samba aos quatro cantos do mundo. Com seis anos iniciou como passista mirim, sendo considerado mestre sala mirim revelação no início dos anos 2000. Como compositor, Diego é tricampeão na Escola do coração, tendo assinado as obras da azul e branca em 2018, ano em que a Escola conquistou o último título no Grupo Especial carioca; 2019 e 2023.
Diego, que é irmão de Raíssa de Oliveira, ex-rainha de bateria da Beija-Flor, dedica-se, voluntariamente, à ONG Raydi, criada por eles para ministrar oficinas de percussão e dança às crianças carentes de Nilópolis.
Fotos: Arquivo pessoal
CRÉDITO: DA FOTO
Agência Garagem 293 x Ana Beatriz Mazza