Em janeiro, cenas inusitadas de animais tomando banho de mar chamaram atenção em diferentes praias do estado do Rio de Janeiro. Segundo balanço da Defesa Civil de Maricá, mais de 50 animais foram resgatados no mar ao longo do mês. Entre os registros estão cachorro, cavalo, capivara e até jacaré.
Na Praia de Unamar, em Cabo Frio, banhistas acionaram a guarda-ambiental após avistarem um jacaré próximo à água. Os agentes conseguiram realizar o resgate e o soltaram em seu habitat natural. Em São João da Barra, na Praia de Grussaí, uma capivara foi vista nadando, surpreendendo quem estava no local.
O biólogo Rodrigo Tardin, professor adjunto do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou que tanto o jacaré quanto a capivara têm hábitos de frequentar rios, mas aparecer em praias é algo incomum.
“Pode ser que esses rios estejam com uma temperatura muito alta e o mar, com uma água mais fria, tenha se tornado uma alternativa. Mas ainda precisamos de mais informações para entender exatamente o que está levando esses animais às praias”, afirmou Tardin.
Cavalo no mar surpreende banhistas em Cabo Frio
Na Praia do Forte, em Cabo Frio, um homem foi flagrado levando seu cavalo para um banho de mar. A cena surpreendeu os banhistas, que registraram o momento.
Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que apenas cães são permitidos nas praias da cidade, sendo proibida a presença de outros animais.
Resgate de cão em Maricá
Em Maricá, na praia de Itaipuaçu, agentes da Defesa Civil resgataram um cão que havia sido levado ao mar por uma onda. O tutor do animal tentou socorrê-lo, mas acabou exausto ao tentar sair da arrebentação.
Os guarda-vidas perceberam a situação e entraram no mar para realizar o resgate. Um dos agentes segurou o cão pela coleira, enquanto outro o sustentou no colo para retirá-lo da área de perigo.
“O cachorro estava se afogando de verdade. Ao chegarmos na areia, percebemos que ele mal conseguia se manter de pé. Foi então que a dona nos informou que ele tinha problemas nas patas traseiras. Foi um verdadeiro socorro”, comentou o guarda-vidas Rafael Petrini.
Mudança de comportamento dos animais
Especialistas destacam que a onda de calor pode estar contribuindo para esses episódios, uma vez que os animais procuram alternativas para se refrescar. Contudo, mais estudos são necessários para avaliar o impacto das mudanças climáticas e outros fatores ambientais na vida animal.
A Defesa Civil reforçou a importância de acionar as autoridades em situações semelhantes, garantindo tanto a segurança dos banhistas quanto o bem-estar dos animais.