O Rio de Janeiro enfrentou mais um dia de calor intenso neste sábado (25), segundo o Centro de Operações Rio. A Zona Sul da cidade registra praias lotadas, reflexo do forte sol e das altas temperaturas. Apesar do mar calmo, o Corpo de Bombeiros informou que foram realizados cerca de 20 salvamentos de banhistas que se afastaram da arrebentação. Não houve registro de gravidade nos resgates ou óbitos.
A água do mar permanece gelada em diversas praias da cidade. O fenômeno, conhecido como ressurgência, é causado por ventos que movem a água quente da superfície para outras áreas, trazendo a água mais fria do fundo do mar para a superfície.
Para garantir a segurança dos banhistas, mais de 1,6 mil policiais militares foram escalados para atuar na orla das zonas sul e oeste da cidade neste final de semana. A Operação Verão, que ocorre desde setembro de 2024, tem como objetivo prevenir roubos e furtos em dias de maior fluxo de pessoas nas praias.
A Zona Sul conta com reforço no policiamento por meio do Carro Comando da Polícia Militar, baseado na região do Arpoador e atuando em áreas movimentadas como Botafogo, Flamengo, Leme, Copacabana e Ipanema. A presença policial também é intensificada nos principais terminais de transporte público que dão acesso às praias.
A Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) intensificou o programa Praia Limpa na praia do Leme neste sábado. A ação busca conscientizar banhistas sobre a importância de não jogar lixo na areia e utilizar os coletores de resíduos disponíveis na orla. A operação envolve mais de 500 funcionários nos fins de semana, com o apoio de tratores e máquinas específicas para a limpeza das praias.