
A semana começou com tempo instável na cidade do Rio. Já nas primeiras horas desta segunda-feira, moradores de diversos bairros foram surpreendidos por pancadas de chuva, algumas fortes. Segundo o Alerta Rio, a mudança no tempo é resultado da passagem de uma frente fria que deve manter o clima instável nos próximos dias.
Por volta das 8h30, uma pancada forte atingiu o Centro e logo se transformou em chuvisco leve. Na Avenida Brasil, na altura do Caju, na Zona Norte, também houve registro de chuva intensa. Situação parecida foi vista em Benfica, Méier, Madureira, Manguinhos e na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.
Na Zona Oeste, há registros de chuva em Campinho e Praça Seca. Já na Zona Sul, os bairros do Jardim Botânico, Botafogo e Catete também amanheceram com tempo fechado e pancadas isoladas. Ainda pela manhã, há possibilidade de raios e rajadas de vento.
A previsão para o restante desta segunda é de chuva fraca a moderada durante a noite. As temperaturas tendem a cair: a máxima prevista é de 29°C e a mínima de 20°C. Os ventos estarão moderados na maior parte do tempo.
Previsão do tempo para os próximos dias no Rio
- Terça-feira (15): céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca isolada a qualquer momento. Ventos fracos a moderados.
- Quarta-feira (16): a atuação de uma área de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável. Céu entre nublado e encoberto, com pancadas de chuva isoladas desde a manhã. Ventos fracos a moderados.
- Quinta-feira (17): o dia será de tempo fechado, com previsão de chuva fraca a moderada em pontos isolados, especialmente entre a manhã e a tarde.
- Sexta-feira (18): segue o tempo instável, com céu nublado e chuvas fracas isoladas ao longo do dia. Os ventos devem continuar com intensidade fraca a moderada.
Panorama no estado do Rio
De acordo com a Defesa Civil estadual, as primeiras horas da manhã também foram de chuva fraca em regiões da Serra e da Região Metropolitana. A previsão é de pancadas fracas a moderadas ao longo do dia.
A menor temperatura registrada foi em Petrópolis, com 11,8°C, e a máxima no estado deve chegar aos 29°C na região Sul.
- Risco hidrológico: de baixo a moderado em todo o estado.
- Risco de deslizamento: risco baixo na Região Serrana, com possibilidade de evolução para a Região Sul e Costa Verde.
A Defesa Civil segue monitorando o cenário e, em caso de alterações, promete emitir alertas à população por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ).
Fonte: Extra.