
Alerj aprova em primeira discussão benefício que pode garantir passagem intermunicipal gratuita para quem doa sangue; proposta segue para segunda votação.
Os hospitais em todo o Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, enfrentam uma crise preocupante: a falta de sangue para emergências. Para enfrentar essa realidade, uma nova proposta surge com o objetivo de incentivar a doação de sangue e, ao mesmo tempo, recompensar quem pratica esse ato de solidariedade. O projeto de lei, criado pelo deputado Chico Machado (Solidariedade), propõe que doadores de sangue tenham direito à gratuidade no transporte público intermunicipal no trajeto de volta para casa.
A proposta já foi aprovada em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e agora avança para uma segunda votação em plenário. Se aprovada, a medida permitirá que os doadores apresentem um comprovante de residência atualizado para garantir o benefício. O comprovante pode estar no nome do próprio doador ou de alguém que confirme seu endereço.
Essa iniciativa visa não só reconhecer o gesto altruísta dos doadores, mas também incentivar mais pessoas a contribuir com os bancos de sangue, garantindo que os hospitais tenham os recursos necessários para enfrentar situações de emergência. Com a aprovação definitiva do projeto, a expectativa é que mais cidadãos sejam motivados a participar desse ato vital para a saúde pública.
Por: Arinos Monge.