Desde o início de sua atuação, em 1º de dezembro de 2024, a Operação Verão, implementada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, já realizou 6.337 resgates nas praias fluminenses. Além disso, 569.436 ações de prevenção foram registradas, com orientações aos banhistas para evitar situações de risco de afogamento.
A iniciativa, organizada pela Secretaria de Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, inclui o reforço de cerca de 30% no efetivo de guarda-vidas em todo o litoral.
Inovação e tecnologia no combate a afogamentos
A operação tem investido em equipamentos modernos para aprimorar a segurança nas praias. Dois novos drones equipados com megafone para alertas sonoros, faróis de busca com alcance de 900 metros e capacidade de voo em condições adversas estão em operação para auxiliar na prevenção e no resgate de vítimas.
Também foram adquiridos 43 barcos infláveis de última geração, importados da Europa. Esses barcos são leves, ágeis, resistentes e projetados para garantir estabilidade mesmo em mares agitados, ampliando a eficiência no atendimento.
Além disso, os bombeiros contam com o serviço de médicos embarcados em motos-aquáticas. Essa novidade garante socorro especializado e rápido aos banhistas que necessitem de assistência médica durante emergências na água.
Foco em prevenção e salvamento
O coronel Tarciso Salles, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, destacou os esforços contínuos na segurança das praias.
“A nossa missão é salvar, a qualquer hora, em qualquer tempo, em qualquer mar. Desde novembro, viemos reforçando progressivamente o efetivo nas praias. Só no ano passado, realizamos mais de 12.600 salvamentos nesta época do ano, sendo cerca de 8 mil socorros apenas na capital. Investimos forte em prevenção para assegurar um banho seguro a todos”, afirmou Salles.
Investimentos na modernização
O Governo do Estado direcionou mais de R$ 1 bilhão nos últimos anos para modernizar as viaturas, equipamentos e estruturas da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar. A iniciativa tem como objetivo garantir excelência nos socorros, tanto por terra quanto por água ou ar.
Combinando tecnologia avançada e reforço no efetivo, a Operação Verão segue priorizando a segurança dos banhistas no litoral do Rio, promovendo ações de prevenção e ampliando a capacidade de resposta em emergências.