Os bairros de Itacuruçá e Muriqui, em Mangaratiba, na Costa Verde, foram fortemente atingidos pelo temporal que começou no final da tarde desta quarta-feira (8) e se estendeu pela madrugada. A chuva intensa resultou em alagamentos de ruas, moradores ilhados e deslizamentos de terra, com a queda de árvores na Rodovia Rio-Santos, próximo ao túnel de Muriqui.
O prefeito Luiz Cláudio esteve nas áreas afetadas e pediu apoio ao Governo do Estado para ações de desassoreamento de rios, limpeza das ruas e remoção de lama. Além disso, mobilizou todas as secretarias municipais para formar uma força-tarefa, a fim de atender às famílias impactadas.
Durante a madrugada desta quinta-feira (9), a prefeitura divulgou um balanço das ocorrências, informando que as sirenes de alerta foram acionadas, mas desmobilizadas após a diminuição da chuva. A concessionária CCR RioSP trabalhou para desobstruir a Rio-Santos, permitindo a fluidez do trânsito com o apoio de equipes de orientação.
A Defesa Civil de Mangaratiba segue em alerta e orienta a população a acionar os números 199 ou 193 (Corpo de Bombeiros) em caso de emergência. As equipes permanecem nas ruas contabilizando os estragos e prestando atendimento às áreas afetadas.